segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dupla é presa após ameaça em Ceará-Mirim

O fato ocorreu em uma comunidade na Zona Rural de Ceará-Mirim no último domingo 26/12/2010, onde dois indivíduos ameaçaram matar a vítima com uma espingarda.

A Polícia Militar chegou a tempo e evitou que um problema maior viesse a acontecer, realizando a detenção dos acusados e apreenssão da arma de fogo.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Arrombador é preso pela PM em Ceará-Mirim

A Polícia Militar de Ceará-Mirim realizou a detenção de um indivíduo conhecido como "Catraca" que é um arrombador com uma extensa ficha criminal.

Após ter furtado uma residência nas proximidades da comunidade de Jacoca no último dia 24/12, ele foi detido pela viatura do grupo "Força Tática" da Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim e conduzido até delegacia de plantão.
Coronel Ângelo lança oficialmente livro sobre a Polícia Militar do Rio Grande do Norte
Foi lançado no último dia 22/12/2010  o livro “Cronologia da Polícia Militar – 175 anos de história – 1834 a 2009”, escrito pelo Coronel da Polícia Militar do RN, Angelo Mário de Azevedo Dantas.

O autor é hoje a maior referência sobre a historiografia da PMRN. A pesquisa durou cerca de 6 anos, tendo o Boletim Geral da PM como principal fonte de pesquisa. Trata-se de uma cronologia, ou seja, descrição de fatos, acontecimentos, etc. obedecendo as suas respectivas datas. Obviamente o fato mais antigo é a própria criação da PM-RN ocorrida em 27 de junho de 1834 seguindo os registros históricos até o ano de 2009.

Praticamente, todos os documentos existentes e confeccionados pela Polícia Militar, foram pesquisados ao longo desses 6 anos, a fim de que se produzisse uma obra única e com riqueza de detalhes a fim de servir de base para qualquer tipo de análise.

O livro, composto por dois volumes, totalizando quase 900 páginas, é, segundo o sr Manoel Onofre Júnior, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e autor da orelha do livro, a mais abrangente e minuciosa fonte de informações já registradas sobre a polícia militar.
O prefácio da obra foi escrito pelo Sr. Valério Mesquita, também membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Ele cita o valor inominável do livro como a mais completa fonte de referência sobre a Polícia militar, preenchendo um lapso histórico de informações sobre a instituição, ressalvado por poucos autores, todos civis. As obras de autoria dos militares até o momento estavam no campo apenas das teses e monografia.

Essa é uma obra que deve fazer parte da biblioteca dos potiguares amantes da história e em especial de todos os policiais militares. Uma fonte inesgotável de informações sobre a Gloriosa Polícia Militar do RN.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010


A Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim deseja a todos um
Feliz Natal



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ceará-Mirim/RN
Telefones da Polícia Militar
198    -    197     -    911     -    112     -    193

Todos esses números vão lhe direcionar para o CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública

Em Ceará-Mirim é preferível ligar para estes números, principalmente os cidadãos na zona rural e litorânea de Ceará-Mirim, tendo em vista que algumas vezes as ligações para o tradicional 190 podem ser direcionados para outras cidades.

Para acionar a Polícia Militar em Ceará-Mirim, recomenda-se que os usuários da operadora "Claro", por questões técnicas, evitem ligar para o número 190, devendo ligar para um deste números: 198, 197, 112, 911 ou 193.

O sistema está sendo aprimorado e espera-se que em breve ocorram melhorias.

Obs.: Devido a grande quantidade de trotes, em algumas ocasiões as linhas do CIOSP podem estar ocupadas; quando isso ocorrer deve se aguardar "na linha", pois a espera pelo atendimento demora em média de 30 a 90 segundos.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Preso homem que furtava fios de instalações elétricas
 
A Polícia Militar deteve nesta quinta-feira (16/12) um homem que realizava furtos de fios de instalações elétricas em Ceará-Mirim.

A viatura do Grupo Tático da 3ªCia/11ºBM se deslocou até uma fazenda próxima ao distrito de Várzea de Dentro, Zona Rural de Ceará-Mirim e realizou a detenção do acusado, conhecido como Luís. Com ele foi apreendido uma certa quantidade de fios e ainda uma faca que teria sido usada para ameaçar moradores do local.

O acusado foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil em Ceará-Mirim e autuado em flagrante delito.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Polícia Militar de Ceará-Mirim prende homem após tentativa de homicídio
Imagem ilustrativa

   Após uma briga em um bar no bairro Bela Vista, a vítima desta ocorrência deu entrada no hospital municipal de Ceará-Mirim devido a ferimentos produzidos por uma arma branca (faca).
   Uma viatura da Polícia Militar se encontrava no hospital, quando obteve informações sobre o acusado. Após diligências na área, o acusado conhecido como "Queixinho" foi localizado e foi conduzido pela PM até a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.
3ªCia/11ºBPM realiza confraternização

A 3ª Companhia de Polícia Militar do 11º Batalhão, com sede em Ceará-Mirim, realizou no último dia 12/12 uma confraternização entre as famílias do integrantes da Polícia Militar de Ceará-Mirim.

Essa confraternização de fim ano, que contou com a presença de vários amigos desta unidade, foi um momento de integração, fraternidade e união, sentimentos que sempre estarão presentes entre o efetivo da Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim.

Algumas fotos da confraternização de fim de ano 3ªCia/11ºBPM:

Policiais amigos, amigos policiais

Grupo Malasombros do Forró

Grupo Cearenses do Forró

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Homem ameaça jovem; PM o detém e apreende arma

A Polícia Militar de Ceará-Mirim foi acionada pelo CIOSP para atender uma ocorrência de ameaça no bairro de Nova Descoberta em Ceará-Mirim/RN. Ao chegar no local, a viatura do "Grupo Tático" manteve contato com a vítima e localizou o acusado conhecido como "Brama", que  já responde por crime de homicídio na justiça. Com ele foi apreendido uma arma usada para ameaçar a jovem.
O fato ocorreu na última terça-feira (dia 07/12) e o procedimento foi feito na Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim.

176º Aniversário da PM RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou uma grande festa na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro, quando celebrou o seu 176º aniversário em solenidade aberta ao público no Centro de Convenções – Auditório Lavoisier Maia. O evento também marcou a entrega da Medalha Mérito Policial Luiz Gonzaga, alta comenda da instituição entregue a personalidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar.

# Fonte: Site Oficial da PM/RN 

______________________________________

 

Na festa de aniversário da PM, governo anuncia aumento do efetivo em mais 1.400 vagas

O governador Iberê Ferreira de Souza confirmou o aumento do efetivo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte em mais 1.400 vagas. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), durante a festa de comemoração ao aniversário de 176 anos da corporação, no Pavilhão Morton Mariz, Centro de Convenções de Natal. Na última quarta (8), o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei pedindo autorização para ampliar o efetivo. A matéria foi lida na sessão desta quinta (9) e deve ser votada e aprovada na próxima terça-feira (14).

“Estou muito feliz e emocionado em participar dessa festa. Nesse pouco tempo à frente do Governo do Estado tentei ao máximo valorizar a Polícia Militar e dar mais tranqüilidade à população. E a queda na criminalidade mostrou que tivemos sucesso. Foram apenas nove meses de gestão e de imediato criamos novos batalhões e regimentos, subdividimos o Estado em 15 subáreas para facilitar o vigilância, convocamos mil concursados, fizemos o maior número de promoções da história da PM e agora vamos ampliar novamente o efetivo. Investimos em quantidade e qualidade dos policiais e em inteligência também”, destacou o governador.

Durante a festa, os ex-comandantes da PM do RN foram homenageados com uma réplica em madeira da fachada do Quartel do Comando Geral. Além disso outras 132 pessoas, entre autoridades militares, civis e religiosas, foram agraciadas com a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga.

A Polícia Militar do Estado foi fundada exatamente no dia 27 de junho de 1836 e hoje possui um efetivo de cerca de 10.300 homens e mulheres na ativa. Em breve mais 500 policiais, que estão finalizando o curso de formação, serão integrados à corporação. Sem contar os 1.400 que também serão convocados após a aprovação da lei ampliando o efetivo.

# Com informações da Assessoria de Imprensa.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ceará-Mirim/RN
PM prende assaltante e recupera moto roubada
Patamo, Força Tática (Extremox) e Grupo Tático (Ceará-Mirim) atuaram em conjunto para realizar a detenção

Em menos de uma hora depois do roubo, viaturas da Polícia Militar de Ceará-Mirim, Extremoz e do BPChoque recuperaram uma moto honda pop roubada no bairro Santa Águeda em Ceará-Mirim e realizaram a prisão em flagrante do assaltante.
A proprietária da moto, muito feliz com o trabalho da Polícia Militar

A ação conjunta foi articulada pelo radio-operador da Central Charlie (Ceará-Mirim), o Sd PM Lenildo; que envolveu a “Força Tática” do Pelotão de Extremox, “Grupo Tático” da Companhia de Ceará-Mirim e a PATAMO, do Batalhão de Choque.

O assaltante, de nome Marcos Antônio, foi detido na estrada que liga C.Mirim a Extremoz e foi autuado em flagrante delito na Delegacia de Ceará-Mirim.

O fato ocorreu por volta das 13 horas da última terça-feira (07/12).
Comandante da 3ªCia/11ºBPM afirma que Festa da Padroeira foi tranquila
 Crédito da foto: Blog de Jorge Moreira
Na avaliação do comandante da Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim, Capitão Juscelino, a Festa da Padroeira da cidade, na questão da segurança pública, foi um evento tranquilo de um modo geral e sem grandes alterações.

Os policiais agiam rapidamente em qualquer princípio de tumulto, e o grande efetivo policial ostensivo no evento permitiu uma maior segurança para os cidadãos presentes na Festa da Padroeira. O policiamento foi amplamente reforçado em toda a área do evento e nas proximidades.

Não houve queixas de furto ou roubo na área do evento durante os 11 dias de festividade. Nenhum veículo foi arrombado ou roubado. Não houve homicídio, nem desordem generalizada. A festa ocorreu sem maiores problemas, apenas ocorrências corriqueiras como detenções por pequenas desordens geralmente devido ao excesso de bebida alcoólica.

Foto: Divulgação
Estima-se que mais de 150 mil pessoas circularam pelo evento durante os 11 dias da Festa da Padroeira.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Polícia Militar detém acusados de homicidio em Ceará-Mirim
Foi apreendido ainda uma arma calibre 32 e duas munições em posse dos acusados

A Polícia Militar efetuou a prisão de Erick Lima da Silva, de 22 anos, o “Oião”, e apreendeu um adolescente de 17, acusados de matarem Viviane, grávida de quatro meses, e ferirem seu marido, Jean Nascimento da Silva.

Desde a denúncia de Jean Nascimento de que “Erick Oião” era um dos responsáveis pela invasão à sua casa, os policiais realizavam diligências à procura do acusado. Por volta das 22h de ontem (07), a polícia encontrou Oião e um adolescente de 17 anos em um sítio no distrito de Pororoca, zona rural de Ielmo Marinho, interior do estado.

Os dois não ofereceram resistência a prisão e foram encaminhados a Delegacia de Plantão Zona Norte. Erick Oião nega qualquer envolvimento com o crime, mas o adolescente confessou a participação, e contou detalhes de como tudo aconteceu. O menor disse ainda que Erick estava sim no lugar, e que, inclusive, foi ele quem efetuou os disparos.
Erick Lima e o adolescente estão sendo levados para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi.

Memória
Quatro pessoas invadiram uma residência em Ceará-Mirim e atiraram contra um casal, matando a mulher, grávida de quatro meses, e deixando seu companheiro ferido. O crime ocorreu por volta das 4h30 desta terça-feira (07).

A conta que os bandidos chegaram em duas motos, arrombaram a porta da residência da rua Euclides de Souza, centro de Ceará-Mirim, foram até o quarto e começaram a atirar. Os homens acertaram quatro disparos em Jean Nascimento da Silva, de 23 anos, e quatro em sua esposa. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu.

Jean Nascimento foi atingido no peito e abdome, mas foi socorrido e levado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde apontou "Erick Oião" como responsável pelo crime. O capitão Juscelino, da Polícia Militar, teria afirmado que a motivação do assassinato e da tentativa de homicídio pode ser "acerto de contas".

Acusado: Erick Oião

Grupo Tático da Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim, deteve um dos acusados

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PM coloca em prática planejamento para a Festa da Padroeira
A Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim fez um planejamento estratégico de segurança pública para o maior e mais tradicional evento da cidade: a Festa da Padroeira.

O planejamento envolve ações preventivas, além de um reforço no policiamento ostensivo nas áreas interna e externa da festividade, sem prejuízo no patrulhamento em toda cidade e no pronto atendimento das ocorrências.

A Festa da Padroeira de Ceará-Mirim é um das mais maiores do RN. Teve início no dia 28/11 e se encerrará nesta quarta-feira 08/12. Segundo o capitão Juscelino (comandante da Companhia de Polícia Militar em Ceará-Mirim), o evento segue dentro da normalidade e deverá seguir assim até o término.
O trabalho na área do evento, é realizado de forma integrada com a Guarda Municipal de Ceará-Mirim.
O policiamento na Festa da Padroeira, que também tem o apoio do Batalhão de Choque, Cavalaria e ROCAM, será ainda mais intensificado nos últimos dias do evento (dias de maior público) conforme planejamento prévio.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ceará-Mirim
Mais um "arrombador" é detido pela PM

 Imagens ilustrativas de parte do material furtado

    No dia de ontem (01/12/2010), um indivíduo conhecido por Luiz Cabeção foi detido pela PM e conduzido até a delegacia de polícia civil de Ceará-Mirim sob acusação de furto a residência (arrombamento).
 
    Após obter informações sobre onde estaria o produto furtado, a viatura da PM de Ceará-Mirim foi até o local, deteve o acusado e recuperou parte do material: um aparelho de DVD, uma panela de pressão e dois liquidificadores. Luiz Cabeção disse que não se lembrava onde estava o restante do material furtado: um relógio, roupas e uma torradeira.
    
    A vítima, morador do bairro Santa Águeda, agradeceu o trabalho e o empenho da PM na resolução deste caso.